Martina, Itália -> Portugal, Erasmus Placement

574701_10150320468349980_2058118048_n-001

A Martina veio de Itália e realizou Erasmus Placement em Lisboa em Portugal. Esta é a partilha da sua experiência!

O que posso dizer sobre esta minha experiência? Há muito para dizer..e muito de positivo.. Os primeiros dias em Lisboa foram uma descoberta para mim…  da cidade e do ambiente vivo da associação Mais Cidadania. Gostei das pessoas que encontrei e do ambiente que a nossa Lisboa nos oferece, com a sua música e a sua luz.

Durante as primeiras semanas na associação tive a possibilidade de participar em actividades no centro de jovens +Skillz e de ver os vários projectos que a Mais Cidadania realiza. Desde o princípio gostei muito do ambiente da Mais Cidadania, do grande entusiasmo e predisposição que todos os que trabalham ali têm, no envolvimento dos jovens nas actividades e jogos, os projectos de ajuda aos idosos.

Foi muito importante para mim fazer parte do projecto Cinco Sentidos. Realizámos jogos através dos quais os jovens aprenderam que a falta de um dos cinco sentidos, os outros sentidos aperfeiçoam-se e ajudam as pessoas na perceção do ambiente. Pode-se jogar, ler, passear.. exatamente igual a todas as outras pessoas. Pode-se fazer tudo o que se quiser.

 Em conjunto com o Projeto Intervir, da Junta de Santa Catarina, organizámos um projeto sobre sustentabilidade e limpeza do ambiente, de forma a promover a educação ambiental, o qual gostei muito. A colaboração nestes projectos foram também para mim uma maneira de crescer, uma oportunidade para me compreender a mim própria, foi muito importante para o meu percurso de vida. Agora falta apenas um mês espero  aproveitar ao máximo esta experiência de trabalho e continuar a aprender. O voluntariado pode ser uma experiência muito importante para todos, e o ambiente vivo e estimulante de Lisboa e da associacão Mais Cidadania deu-me esta possibilidade.

Uma pessoa em particular proporcionou-me a oportunidade de viver e trabalhar em Lisboa, e apesar do tempo que necessitamos para nos conhecer e compreender, a ela digo “Obrigada”.

Advertisements

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s